contato@turismodeexperiencia.com.br
contato@turismodeexperiencia.com.br

O que é o Turismo de Experiência?

O turismo de experiência é algo cada vez mais procurado, mas o que é?

Neste artigo explicaremos certinho o que significa o turismo de experiência, bem como, daremos algumas dicas de destinos nacionais para esse tipo de viagem.

O QUE É O TURISMO DE EXPERIÊNCIA?

O termo turismo de experiência já é usado desde 1985, entretanto, somente nos últimos anos que o gênero vem crescendo no mercado. Podemos defini-lo da seguinte forma; para o turismo de experiência o viajante deve se conectar com o seu destino. Podendo ser através da culinária, da história do local, ou conversando com os nativos de lá.

Isso agrega muito não somente a viagem, mas também a vida pessoal do viajante que opta por essa forma de viagem. Afinal, ao contrário da pessoa estar somente relaxando em uma rede tomando piña colada; ela estará ativamente correndo atrás de novas experiências, coisas para fazer, pessoas para conhecer e, bem como, aprender a história do local.

TURISMO DE EXPERIÊNCIA OU DE MASSA?

Primeiro, precisamos entender o que é o turismo de massa. Ele, explicado de jeito bem simples, é aquela forma padrão; comprar o pacote em uma agência, ir para o local e bater fotos dos pontos turísticos mais famosos da cidade.
Não há nada de errado nessa forma de viajar. Afinal, ela é ótima para descansar e conhecer lugares novos, mas é preciso estar atento à sustentabilidade.

Já o de experiência (como mencionado) é uma forma mais ativa. Pra isso dar certo, as viagens necessitam de mais preparo. Principalmente para não se meter em enrascadas no destino. Entretanto, diversas agências estão preparando pacotes de turismo de experiência para diversos tipos de viajante. Seja um roteiro musical pelos EUA, um circuito para desfrutar de cervejas europeias, ou um tour histórico em diversos países do mundo.
Sendo assim, turismo de experiência ou de massa varia com a pessoa. Bem como, dentro do turismo de experiência que tipo de roteiro o viajante quer fazer. Afinal, existe um mundo de possibilidades.

DESTINOS PARA TURISMO DE EXPERIÊNCIA

Deixamos aqui uma pequena lista de algumas cidades brasileiras que fornecem um turismo de experiência muito interessante. Locais quais, sem dúvida, enriquecerão sua vida pessoal e, obviamente, possuem incríveis paisagens.

POMERODE – SC

“A cidade mais alemã do Brasil”. Pomerode foi fundada por imigrantes alemães. E é uma das poucas cidades do mundo que mantém viva a língua pomerana.

Inclusive, a cidade possui 3 línguas oficias, português, alemão e pomerano. As crianças de lá geralmente aprendem a falar primeiro o pomerano, somente aprendem português para entrar na escola!

O que experenciar? Visitar os diversos pontos turísticos da cidade, provar a comida tipicamente alemã nos restaurantes. E, bem como, ouvir as histórias dos descendentes desses imigrantes. É o que torna Pomerode um destino excelente para turismo de experiência.

OURO PRETO – MG

Um museu ao céu aberto. Ouro Preto é patrimônio histórico mundial pela UNESCO desde 1980.

Uma viagem à Ouro Preto é, basicamente, uma viagem no tempo. Local de importância histórica, onde ao aprender sobre suas construções do século XVIII é aprender sobre uma parte muito importante da história do Brasil.

O que experenciar? Não fique somente rodando as ruas da cidade batendo fotos… Converse com os locais, pergunte a eles como é viver em uma cidade histórica. Pare em alguns bares ou restaurantes, coma um delicioso (e verdadeiro) pão de queijo.

JALAPÃO – TO

Turismo de experiência também é ecoturismo e aventura. O Parque Estadual do Jalapão torna-se um importante ponto turístico a cada ano que se passa.

Lá, além das incríveis paisagens naturais há muito o que se fazer. Especialmente quando o assunto é aventura. Dessa forma, uma viagem ao Jalapão não é recomendada para todo mundo. No Jalapão é quente o ano inteiro, e as trilhas podem ser bem complicadas.

O que experenciar? Aventure-se! Pratique canoagem. Faça trilhas, deslumbre-se com a incrível paisagem. Bem como, tome banho nos diversos rios e nos fervedouros! Além disso, compre artesanato de capim dourado e converse com a comunidade quilombola Mumbuca.

MONTE ALEGRE – PA


Milhares de anos de história em pinturas rupestres. O turismo de experiência também pode ser feito olhando para o passado distante.

Através das pinturas no paredão, temos uma breve visão dos primeiros povos que habitaram o continente. Uma singela aventura arqueológica. Com a qual é possível abrir uma pequena janela e ver um distante passado.

O que experenciar? Além de ver as pinturas rupestres, visitar as cavernas da região. E aproveitar um delicioso almoço feito pelas comunidades da região do Parque Estadual de Monte Alegre.

DICAS

Separamos aqui poucas dicas que ajudarão muito a enriquecer sua viagem.

1. Todas viagens precisam de preparo e pesquisa. Se você estiver criando seu próprio roteiro para turismo de experiência, será necessário ainda mais. Principalmente pra se manter seguro durante a viagem.

2. Use e abuse da internet. Procure bastante sobre o seu destino, história, costumes e tradições, bem como recomendações de restaurantes locais. Dessa forma, hora que você chegar no local, ficará ainda mais surpreso.

3. Tudo ao seu gosto. Essa forma não é somente para experienciar coisas novas, mas também aprofundar os próprios gostos e hobbies. Por exemplo, é fã de astronomia? Porque não preparar uma viagem ao Deserto de Atacama e vislumbrar um dos céus noturnos mais incríveis do planeta?

4. Sempre, mas sempre mesmo, contrate um bom seguro viagem! O Vital Card, por exemplo, possui diversas coberturas; sejam elas relacionados a doenças ou acidentes; traslado médico; regresso sanitário; atraso de voo ou bagagem; ou cancelamento e interrupção de viagem. Bem como, ele cobre viagens de carros e de motos!

Ficou como vontade de praticar Turismo de Experiência? Conte com a Turismo Experiência para te ajudar. Entre em contato conosco!