Cada vez mais viajantes buscam destinos com natureza, entendendo a importância dela para o equilíbrio ambiental, e para o nosso bem-estar. Porém, muitas agências vendem promessas falsas de passeios “ecológicos” buscando seduzir este público. Por isso, trazemos agora para você o que é ecoturismo e como identificar se uma agência é confiável.
O que é ecoturismo
O ecoturismo é uma modalidade de viagem que, além da imersão da natureza, busca fazer isso de uma forma responsável e sustentável, preservando o meio-ambiente, respeitando os povos tradicionais, protegendo os animais, e deixando o mínimo de impacto possível, ou quem sabe, até mesmo regenerando a área. À medida que as pessoas entendem a necessidade dos cuidados ambientais, cresce a demanda de pacotes de viagem para essa modalidade.
Contudo, estar na natureza não significa que você está automaticamente praticando ecoturismo. Como citado acima, é necessária uma série de cuidados. Ou seja, mesmo que pareça bacana, por exemplo, visitar uma aldeia indígena, se não for feito com o máximo de cuidado e respeito, o viajante pode estar mais prejudicando do que ajudando a comunidade. Vemos passeios que são vendidos como ecológicos, mas que por trás do pacote existe o abuso e degradação provocada por profissionais irresponsáveis ou desinformados sobre o que é sustentabilidade.
Para esses casos temos a expressão greenwashing, que é a prática de vender algo como sustentável, quando, na verdade, não é. Por exemplo, no turismo, podemos ver casos como venda de passeios ditos ecológicos, mas que contam com o uso de animais criados em cativeiro, a aproximação inadequada com animais selvagens, a visita em aldeias de forma desrespeitosa, e até mesmo empresas que tem em paralelo negócios ilícitos, como o tráfico de mulheres.
São tantos fatores, que antes de contratar uma experiência, o viajante precisa entender quais são as condutas éticas, morais e ambientais ecologicamente corretas, para assim selecionar a agência mais confiável para intermediar o seu passeio. Portanto, além de entender o que é ecoturismo, saiba como identificar se uma agência é confiável.
Como identificar se uma agência é confiável
Credenciais – Confira se há o registro nos órgãos de turismo responsáveis, como no Cadastur ou Abeta.
Feedback de clientes – busque nos canais oficiais e também em outros alternativos, como o ReclameAqui, a reputação da empresa.
Comunicação e serviços – fique de olho no atendimento, comunicação e serviços oferecidos pela empresa. Se ela for realmente ecológica, provavelmente no pacote trará orientações e suporte para uma viagem responsável.
Pesquise as atrações – busque sobre as atrações antes de fechar o pacote, verifique se não há denúncias sobre as condições do lugar que você quer visitar.
Atendimento – tire todas as dúvidas durante o atendimento, especialmente sobre as medidas de responsabilidade que a agência tem no destino. Se ela realmente incentivar o ecoturismo ficará feliz de ver um viajante interessado.
Seja um viajante responsável
Ser um viajante responsável faz parte da prática do ecoturismo, uma modalidade que depende de um trabalho coletivo entre destino, agência e visitantes. Informa-se e cuide dos impactos das suas ações nas viagens, desde a produção de lixo, retirada de materiais naturais, e interação com o habitat. Para isso existem portais voltados especialmente para dicas de como ser um viajante responsável.
Quer praticar ecoturismo com responsabilidade? Então preencha o formulário que enviaremos um orçamento na sequência.
Conheça também a Easy Travel Shop, uma plataforma de experiências em todo o Brasil.