Em 2020, o Ministério do Turismo lançou o selo “Turismo Responsável Limpo e Seguro”, como uma resposta à crise ocasionada pela Covid-19. Trata-se basicamente de padronizações nos protocolos higiênicos em cada segmento turístico. Porém, será que apenas isso o define? Entenda o que é turismo responsável.
Talvez você até já tenha praticado essa filosofia de viagem sem nem perceber, afinal, ela está ligada a cuidados com a sustentabilidade.
O turismo responsável contempla uma consciência ambiental maior. Ele incentiva a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, e é uma tendência que vem crescendo desde os anos 90, a partir de uma preocupação ecológica que hoje está no seu auge.
Mudança de mentalidade
Diferentemente do modelo tradicional de turismo, que explora o destino destruindo-o gradativamente, o turismo responsável baseia-se na construção e na convivência, por meio do conhecimento e da curiosidade. Para que isso se torne possível, é necessária uma mudança de ponto de vista.
Pertencer ao lugar, independentemente do quão longe ele seja de onde você mora, é uma maneira de se sentir tão responsável por preservá-lo quanto as pessoas que vivem ali.
Como o turismo responsável visa garantir que gerações futuras possam visitar um lugar tão ou mais preservado do que é hoje, trata-se de uma prática em sintonia com a sustentabilidade. Isso só é possível pelo reconhecimento dos danos que a exploração turística pode trazer e pela tentativa de reduzi-los ao máximo.
Objetivos do turismo responsável
Esta forma de conhecer outros lugares tem objetivos que sustentam o seu conceito. Alguns deles são:
1. Menos impactos sociais, econômicos e ambientais negativos
Tudo o que puder ser feito para minimizar os impactos negativos do turismo sobre o local e sua população deve ser feito. Isso inclui diminuir a geração de resíduos recicláveis e orgânicos, bem como descartá-los adequadamente, evitando a poluição ambiental e os prejuízos à flora e fauna local.
2. Benefícios econômicos para a população local
Uma das maneiras de exercer o turismo responsável é priorizando serviços oferecidos pela própria comunidade. Essa postura vai além de frequentar restaurantes e bares da região. Contratar guias locais para os passeios, prestigiar o artesanato local e priorizar hospedagens de habitantes locais são algumas das ações que ajudam a melhorar o bem-estar das comunidades anfitriãs.
3. Conservação do patrimônio natural e cultural
Adotar o turismo responsável como filosofia de vida contribuiu para a conservação local. Isso inclui, por exemplo, conhecer e compreender o modo de vida local, respeitando seus hábitos e sua cultura.
Sempre que possível, prestigie manifestações culturais e abrace a diversidade local. Essa abertura vai tornar sua experiência ainda mais enriquecedora.
4. Transporte público no lugar de particular
Além de priorizar hospedagens locais e que sejam próximas aos destinos desejados, é recomendado, sempre que possível, adotar o transporte público em vez do particular. A atitude ajuda a reduzir a emissão de poluentes, além de tornar a viagem mais econômica.
5. Redução no gasto de energia e água
Engana-se quem pensa que o turismo responsável apenas consiste em diminuir a geração de lixo e poluentes. Levar na mala roupas que não precisem ser passadas e pedir para que os funcionários troquem as roupas de cama e banho apenas quando for necessário é uma atitude bastante positiva. Esse cuidado ajuda a economizar água e energia, colaborando com a sustentabilidade.
6- Valorização do destino e das pessoas que vivem no local
À princípio, pode parecer que o turismo responsável e a sustentabilidade apenas se aplicam a destinos de natureza, como trilhas, cachoeiras, praias e florestas. Entretanto, essa mudança necessária de paradigmas pode ser aplicada em qualquer viagem, independentemente do destino.
A Turismo de Experiência acredita que uma boa viagem se faz com experiências e memórias obtidas a partir da valorização do destino e da população local. Além disso, a cultura e a gastronomia do lugar também devem ser valorizados, e o meio ambiente precisa ser respeitado em todos os momentos da viagem. Por isso, nossa empresa apoia e faz parte da Coletivo Muda.
Essa associação prioriza prioriza a riqueza natural e cultural dos destinos brasileiros. Para a Coletivo Muda, é fundamental se responsabilizar pelos impactos causados com o turismo e minimizá-los. Atitudes assim levam ao desenvolvimento sustentável e à preservação local.
É possível unir entretenimento, curiosidade, experiência e aprendizado enquanto se promove o desenvolvimento sustentável brasileiro. Lembre-se disso ao fazer sua próxima viagem!
Quer saber como fazer turismo responsável? Conte para nós nos comentários ou entre em contato conosco.
Conheça também a Easy Travel Shop, uma plataforma de experiências em todo o Brasil.