Se você não pode ou não está seguro ainda para viajar para destinos internacionais ou cidades brasileiras grandes nos próximos meses, uma boa pedida é considerar destinos rurais. Além de evitar qualquer tipo de aglomeração, você pode aproveitar seus dias de folga em contato com a natureza, estimulando a sustentabilidade em suas atividades. É possível contribuir para o desenvolvimento econômico da região e para a proteção do meio ambiente, uma vez que muitos desses roteiros priorizam a preservação do planeta. Pensando em te ajudar a se planejar, separamos alguns dos melhores destinos rurais do Brasil para colocar na sua lista de viagens. Confira!
Bonito, no Mato Grosso do Sul
Bonito conta com paisagens de tirar o fôlego, entre trilhas, cachoeiras, cavernas e rios. Como exemplo das principais atrações, podemos citar a Gruta do Lago Azul, o Aquário Natural e a Cachoeira Boca da Onça. Para garantir a qualidade da visita e o cuidado com a natureza, todas as atrações controlam e limitam o número de visitantes, o que é ainda mais indispensável depois do surgimento da pandemia.
Socorro, em São Paulo
Localizada há cerca de apenas 140 km da capital paulista, a cidade de Socorro é bastante conhecida em toda a região pelas suas inúmeras ofertas relacionadas ao ecoturismo, principalmente de aventura. Na cidade, é possível praticar voo livre, rafting, trekking, rapel, arvorismo, cavalgada, 4×4, e muito mais!
Para outros estilos de viajantes, também existe a possibilidade de relaxar no Balneário de Pompeia. Além dessas atividades, você pode observar a Serra da Mantiqueira no Mirante da Pedra da Bela Vista e aproveitar para comprar algumas malhas no comércio local.
Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais
Localizado entre as cidades de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, o Parque Estadual do Ibitipoca conta com inúmeras oportunidades de ecoturismo no interior mineiro. Com trilhas, lagos, cachoeiras, grutas e mirantes, o local é imperdível.
Alguns exemplos de pontos do parque que valem a pena conhecer são o Pico da Lombada, a Cachoeirinha, a Cachoeira Janela do Céu e a Gruta dos Viajantes. Uma opção para os visitantes é aproveitar o camping ou os alojamentos disponíveis.
Assim como em Bonito, a atração também controla o número de visitantes permitidos, de forma a garantir uma melhor experiência aos turistas e a evitar danos à fauna e flora local, além de garantir o distanciamento social.
Miranda, no Mato Grosso do Sul
Miranda é onde está localizado o Refúgio Ecológico Caiman, uma fazenda conhecida mundialmente pela sua oferta de turismo rural, de pesca e ecoturismo. Essa atração ganhou destaque pelo seu programa de pesquisa e conservação da fauna e flora pantaneira, e pela estância de criação de gado aberta à visitação.
O local também oferece passeios pelo Parque Nacional do Pantanal, por rios, por uma antiga usina de açúcar, por terras e museus indígenas, e outros prédios históricos. Além disso, a cidade abriga uma série de eventos e festas voltadas ao ecoturismo.
Reserva Mamirauá, no Amazonas
O Instituto Mamirauá é uma unidade de pesquisa da Amazônia brasileira e um destino turístico de ecoturismo que atrai visitantes de todo o mundo. O ponto turístico é uma das maiores reservas de área inundada, que permanece submersa durante praticamente metade do ano.
Seus visitantes podem vivenciar a Amazônia de uma maneira única e bem próxima do dia a dia dos locais, ficando hospedados em uma pousada flutuante. Dá para fazer passeios de barco pelos rios e lagos, observando de perto os botos e os macacos da região. Além disso, é possível experimentar a culinária local, e muito mais.
Que tal aproveitar esse momento para organizar suas próximas viagens pelo interior do Brasil? Conte com a Turismo Experiência para te ajudar. Entre em contato conosco!
Conheça também a Easy Travel Shop, uma plataforma de experiências em todo o Brasil.