contato@turismodeexperiencia.com.br
contato@turismodeexperiencia.com.br

Turismo de experiência: conheça os passos da realeza no Brasil

Todos os estados brasileiros, em algum momento, deixaram sua marca na história nacional. Em alguns, no entanto, isso aconteceu com tal intensidade que é praticamente impossível não associar seus destinos e paisagens aos marcos que ali ocorreram. Assim acontece com o Rio de Janeiro, marcado pelos passos da realeza no Brasil.

Com geografia privilegiada, o estado possui uma das mais belas orlas do país, fazendo jus ao apelido de Cidade Maravilhosa. Por muitos anos (1763-1960) sua capital foi reconhecida também como a capital do país. Foi, ainda, um dos primeiros territórios a se tornar colônia de Portugal, sob forte influência da Coroa Portuguesa.

Rio de Janeiro: muito mais que belas praias

Passear pelo Rio de Janeiro é voltar ao passado e reviver a história do Brasil através de suas ruas, casarões, palácios, vielas e museus. Aliás, um passeio pelo Museu Histórico Nacional é imprescindível nessa viagem. Seu acervo conta com mais de 24 mil peças que ajudam a contar a história do estado e do país através de obras de grandes artistas e acervos de ex-prefeitos.

Vale a pena conhecer também o Mosteiro de São Bento. Localizado no centro da cidade, trata-se um dos principais monumentos da arte colonial do país. Conta a história que foram os próprios habitantes da cidade que pediram pela construção do templo religioso, em 1590, através dos monges beneditinos.

E que tal ver de perto um presente de Conde d’Eu para a Princesa Isabel? Estamos falando do Palácio de Cristal, no município de Petrópolis. A intenção do conde era dar à esposa um espaço apropriado para o cultivo de suas hortaliças. Logo após a inauguração, o local se tornou palco de exposições de plantas, aves e produtos agrícolas.

Foi lá também que aconteceu a Festa da Liberdade, onde a princesa assinou o documento para liberação dos últimos negros escravizados da região. Após períodos de decadência e recuperação, a construção foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1957, pelo IPHAN. Atualmente, o palácio recebe diversas exposições e eventos culturais. A Praça da Confluência, onde o palácio está localizado, é uma atração à parte.

Opções para os amantes da cerveja

Quem aprecia uma boa cerveja não pode deixar de conhecer Teresópolis! O primeiro ponto de parada neste turismo cervejeiro é a Vila St. Gallen, inspirada na cidade europeia de mesmo nome. O clima serrano torna o ambiente agradável para quem gosta de apreciar a bebida e um bom papo entre amigos.

Outra parada interessante é o Vagão Beer, com rótulos de diversos países ao redor do mundo. Algumas mesas ficam, literalmente, dentro de um vagão de trem. Em ambos, o visitante conta com uma excelente experiência gastronômica. E como um bom brasileiro, que tal unir cerveja e futebol e passar na Granja Comary, a casa da seleção brasileira, também em Teresópolis?

O turismo cervejeiro segue pelo município de Itaipava, onde está instalada a Cervejaria Alter. Sua localização privilegiada proporciona uma bela vista da natureza. É lá também que se encontram o Castelo de Itaipava, hoje palco de diversos casamentos luxuosos, e a Praça do Cavaleiro Medieval, construída em 1922 para homenagear os heróis da época.

Roteiro histórico: refazendo os passos da realeza

Visitar o município de Paty do Alferes é embarcar em uma viagem no tempo. Prova disso é a Casa-Sede da Fazenda Pau Grande. A imponente construção começou em 1797 e findou em 1810, e era dedicada ao engenho de açúcar, de grande importância para a região. Sua ascensão permaneceu até o fim do ciclo do café. Hoje, a construção se destaca por sua arquitetura imponente, cercada de belos jardins.

Resumir as alterações do Rio de Janeiro já é difícil. Fazer isso através de um roteiro histórico não é diferente, afinal, são inúmeros destinos tradicionais entre os viajantes. Quer seguir os passos da realeza no Rio de Janeiro? Não deixe que estes e outros pontos turísticos como o Centro Histórico, Praça XV, o Palácio Quitandinha e a Aldeia Arcozelo faltem na sua expedição.

Quer refazer os Passos da Realeza com toda a comodidade de uma agência de turismo? Converse com um dos consultores da Turismo de Experiência! Preencha o formulário e programe sua viagem na história do Brasil e do Rio de Janeiro.