contato@turismodeexperiencia.com.br
contato@turismodeexperiencia.com.br

Uma aventura pelas maravilhas naturais de Madagascar

Madagascar é a quarta maior ilha do mundo. Ela possui peculiaridades que só são encontradas lá. Trata-se de um destino imperdível e com atrações que encantam principalmente os amantes do ecoturismo.

Entre as principais atrações, estão os Baobás, árvores gigantescas e majestosas. Mas essa ilha tem muitos outros elementos capazes de encantar seus visitantes. Os lêmures, animais típicos da região, são alguns deles. Quer saber mais sobre o que Madagascar tem a oferecer? Acompanhe abaixo:

Baobás

Não somente uma árvore típica, o Baobá é um símbolo de Madagascar. Ele representam a diversidade biológica que caracteriza o país. Essa diversidade pode ser colocada em número, já que 80% de todas as plantas de Madagascar existe somente lá.

Em todo o mundo, há nove espécies diferentes de baobás. Seis delas estão em Madagascar e as outras ficam espalhadas pela Austrália e pelo continente africano. A mais famosa e imponente de todas é a Adansonia grandidieri. Ela possui esse nome cientifico como forma de homenagem a Alfred Grandidier, importante botânico francês. Essa espécie de baobá é popularmente conhecida como Reniala, que significa “mãe da floresta”.

Além da imponência dos seus quase 30 metros de altura, os baobás impressionam pela sua longevidade. As árvores mais antigas podem ter até 1.000 anos de idade!

Alameda dos Baobás

A ilha possui um local conhecido como Alameda dos Baobás, onde é possível visitar a maior aglomeração de baobás no mundo. Essa alameda é atravessada pela Rodovia Nacional RN 8. A atração impressiona por acompanhar boa parte da extensão da estrada mesmo sem as árvores terem sido plantadas pelo homem.

A Alameda dos Baobás é um dos locais mais visitados de Madagascar, por proporcionar uma experiência única. Você pode tirar as mais belas fotos, principalmente durante o espetáculo do pôr-do-sol. A junção das imponentes árvores com o céu todo pintado de laranja transforma o local em um cenário paradisíaco. O local vira uma verdadeira obra de arte da natureza.

Mas a grande atração de toda a alameda são os dois baobás da espécie Za. Eles estão entrelaçados e foram apelidados de Baobás Apaixonados. É uma parada obrigatória para quem visita Madagascar.

Apesar de não fazer parte de nenhuma área protegida, a Alameda dos Baobás tem sua importância reconhecida pelos habitantes da região. Eles organizam um passeio pela atração e conseguem rentabilizar com a venda de artesanato e de bebidas e lanches para os visitantes.

Parque Nacional Tsingy de Bamaraha

Outra atração de encher os olhos em Madagascar é o Parque Nacional Tsingy de Bemaraha. Tsingy é uma palavra magalxe que significa “lugar onde não se pode andar descalço”. Essa é uma das melhores explicações para o parque nacional.

O local abriga gigantescos paredões de pedras que, pelos seus formatos, lembram muito uma catedral gótica. Os paredões também servem como uma espécie de fortaleza natural, que protege principalmente os animais da região. Aliás, essa proteção ocorre também pela distância do parque em relação à cidade mais próxima, cerca de 200 km de Morondava. Isso torna a visita um tanto quanto trabalhosa.

Porém, passear no Parque Nacional Tsingy vale muito a pena e é uma experiência inesquecível, apesar de toda a logística necessária para que o passeio seja possível. Com milhões de anos de existência, é possível ver e entender como as formações rochosas foram formadas. Além disso, você pode conferir a forte influência do oceano, em uma parte do antigo continente de Gondwana, antes da separação de Madagascar da costa africana.

Mais sobre o Parque Nacional Tsingy de Bemaraha

A experiência fica completa com um passeio pelo museu do Parque Nacional e com a visita às cavernas locais. Também dá para aproveitar o Pequeno Tsingy, onde é possível ter um enorme contato com a natureza e com os lêmures, animais típicos de Madagascar.

Por conta de toda a sua beleza rara e da imponência que encanta seus visitantes, o Parque Nacional Tsingy de Berahama foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 

Você pode embarcar nesta aventura com a Turismo de Experiência. Acesse nosso site e saiba mais detalhe sobre o nosso roteiro Madagascar, Ilha dos lêmures e dos baobás.