contato@turismodeexperiencia.com.br
contato@turismodeexperiencia.com.br

Turismo de Base Comunitária: Vivência Yawanawá

0
Peça mais informações
Peça mais informações
[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

1781

Porque fazer seu incentivo com a Turismo de Experiência

  • Atendimento Premium
  • As melhores experiências e tours
  • Segurança para sua viagem
Detalhes do roteiro

Com a experiência de levar viajantes para esta vivência há mais de 5 anos, embarcaremos em Novembro para mais um encontro com as comunidades Yawanawa, no Acre.

Durante alguns dias, como seus convidados, teremos a oportunidade de conhecer o cotidiano e o modo de vida de algumas das aldeias que compõem a Terra Indígena do Rio Gregório.

Uma enriquecedora experiência para compreender a realidade das comunidades indígenas brasileiras na atualidade, livre dos estereótipos que, muitas vezes, ainda as perseguem.

Mais do que uma viagem, nossa proposta é oferecer uma autêntica vivência em parceria com a Associação Sociocultural Yawanawá (ASCY), cuidando de todos os detalhes e da complexa logística de deslocamentos, segurança, alimentação e hospedagem para que você tenha uma experiência inesquecível.

Consulte preços.

O roteiro inclui

• Transfers
• Presença de Especialista
• Guia Local
• Hospedagem
• Passeios/ Atividades
• Refeições nas comunidades
• Seguro Viagem
• Transporte fluvial
• Trilha

Roteiro

1º diaChegada em Cruzeiro do Sul

Desembarque no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, considerada a cidade mais ocidental do Brasil, no oeste do estado do Acre. Recepção por nossa equipe e traslado ao hotel para pernoite.

* Consulte nossa equipe para as melhores opções de voos de acordo com sua cidade de origem.

2º diaViagem até a primeira aldeia anfitriã: Matrinxã

Para alcançar a Terra Indígena do Rio Gregório, onde as aldeias Yawanawa estão localizadas, sairemos logo no início da manhã, após o café no hotel.

A primeira parte da viagem é um trajeto terrestre pela BR 364. São aproximadamente 3 horas até a pequena vila de São Vicente na beira da estrada, onde embarcamos em pequenas canoas motorizadas.

Navegaremos entre 4 e 6 horas (dependendo do volume de águas do rio) rumo a comunidade de Matrinxã, a primeira aldeia das sete existentes ao longo do Rio Gregório. As horas de viagem e a experiência de contato com a natureza quase intocada da região possibilita um desligamento natural do ritmo das cidades.

A recepção em Matrinxã é feita pelos moradores e conduzida pela liderança local. Nossa anfitriã na comunidade tem conhecimentos a respeito da gastronomia tradicional Yawanawá e seus elementos – uma boa oportunidade para conhecermos e experimentarmos o sabor de seus ingredientes.

Nosso pernoite será em uma maloca construída próxima as casas dos moradores da aldeia, mais adentro da floresta. A dormida mais adequada, e surpreendentemente confortável, acontece em redes com mosqueteiros dadas pela nossa equipe aos visitantes. Os jovens sempre ajudam e ensinam a melhor maneira de armar e desarmar nossa nova morada durante a expedição.

3º diaA Aldeia do Escondido

Após café da manhã, sairemos cedo nas canoas motorizadas para continuar subindo o Rio Gregório. Nosso próximo local de estadia será no outro extremo do território, a Aldeia do Escondido.

Faremos algumas paradas durante a navegação nas demais aldeias localizadas no percurso. São momentos de banho no rio, para um lanche, para andar um pouco, esticar o corpo… Desembarcaremos em Escondido já próximo ao pôr do sol.

Na chegada, seremos recepcionados com um passeio pela aldeia para conhecermos os locais de uso de todos moradores, como a escola, o igarapé, o centro de cura, e um pouco da dinâmica e estrutura ali constituída.

O pernoite, assim como em Matrinxã, será na rede que já lhe foi entregue, com seu mosquiteiro.

4º e 5º diaExperencia de cotidiano na Aldeia

Os próximos dias serão dedicados às vivências e interações no Escondido.

Você terá a oportunidade de vivenciar mais a fundo as tradições e cultura indígena yawanawá: os cantos e rituais tradicionais, a pintura corporal, o trabalho cotidiano, as histórias, as noites de Uni, o Rapé, entre outras experiências.

6º diaViagem de retorno para cidade de Cruzeiro do Sul

Após café da manhã, será a hora de despedir-se do povo Yawanawa. É chegado o momento de deixarmos a aldeia, sua floresta e pegarmos o caminho de volta através do rio.

Retornaremos de canoas motorizadas novamente até a Vila de São Vicente, onde nosso transfer estará nos esperando para viagem até Cruzeiro do Sul.

Chegada na cidade e check-in no hotel para um day-use até o momento de nosso embarque. Aproveite para descansar um pouco e organizar suas bagagens.

Em horário determinado, traslado para o Aeroporto. Fim de nossos serviços.

7º diaPartida

Café da manhã no hotel e, em horário oportuno, traslado para o Aeroporto.

Em horário determinado, traslado para o Aeroporto. Fim de nossos serviços.

Fotografias