O roteiro “Navegação nos rios Tapajós e Arapiuns” foi elaborado para viajantes que desejam ter uma imersão no ambiente e no modo de vida tradicional da Amazônia Paraense, com uma vivência autêntica nas comunidades tradicionais ribeirinhas que vivem à beira destes grandes rios.
Será uma oportunidade de experimentar uma forma de viagem diferente, não somente agradável e divertida, como também educativa, autêntica, responsável e interativa.
Venha conhecer a exuberante Amazônia Paraense, tendo uma imersão com os moradores das comunidades dos rios Tapajós e Arapiuns. Serão cinco dias entre as deliciosas praias de água doce e a Floresta Amazônica, participando de oficinas de artesanato e provando da autêntica culinária local.
• Acomodação Familiar
• Guia Local
• Hospedagem
• Oficinas/ Workshops
• Passeios/ Atividades
• Refeições na comunidade
• Seguro Viagem
• Transfers
• Transporte Fluvial
• Trilha
O primeiro dia é reservado para a chegada no aeroporto de Santarém e transfer em carro privativo para a pousada em Alter do Chão. Após a acomodação (em apartamentos duplos), você terá tempo para descansar da viagem e relaxar. Nossa sugestão: ir a pé até uma das praias do rio Tapajós que ficam na vila.
Café da manhã e dia livre para visitar a vila de Alter do Chão. Pernoite no hotel.
Após um farto café da manhã regional, vamos para o pequeno porto de Alter do Chão e embarcamos em um barco fretado. Saindo de Alter do Chão, nosso destino é a comunidade de Urucureá, no rio Arapiuns. Faremos um lanche durante a navegação, e o almoço (incluso) também será servido no barco. Na comunidade iremos conhecer os artesanatos feitos em fibra de tucumã, além de visitar a pequena comunidade acompanhados dos moradores locais.
No fim do dia navegaremos até a comunidade de Anã, com lanche servido à bordo. Acomodação na pousada comunitária de Anã (em redes). Jantar (incluso) e pernoite na comunidade.
Café da manhã no restaurante comunitário. Visita ao projeto de criação de peixes remando em canoas regionais; e ao projeto de manejo de abelhas nativas sem ferrão. Lanche e conversa com lideranças comunitárias. Almoço (incluso) no barco e depois navegação para a comunidade Atodi. Lanche na pousada comunitária de Atodi, apresentação do processo de produção da farinha de mandioca e jantar (incluso). Pernoite no barco (em redes).
Depois de tomar um saboroso café da manhã no barco, vamos fazer uma trilha na floresta, a Trilha dos Castanheiros, onde iremos conhecer de perto a imensidão da floresta amazônica, com árvores centenárias que se perdem nas alturas. Faremos um lanche na trilha e depois vamos até um igarapé, para nadar em suas águas calmas, e remar em canoa no igapó. O almoço(incluso) será servido à bordo. No fim do dia faremos a navegação de volta à Santarém. Chegada em Santarém com transfer para o hotel. A noite faremos nosso jantar de despedida (incluso) em Santarém, para trocarmos fotos, contatos e relembrar os bons momentos que passamos juntos.
Café da manhã, check-out do hotel até às 12h e transfer para o aeroporto.