contato@turismodeexperiencia.com.br
contato@turismodeexperiencia.com.br

Os 4 melhores destinos de ecoturismo no Brasil

O Brasil é um país incrível para viajar e conectar-se com a natureza. Nesse sentido, o ecoturismo tem um papel fundamental, unindo a nossa paixão de conhecer novos lugares, com a vontade de preservar os destinos. Portanto, para pegar a estrada com consciência, te mostramos os 4 melhores destinos de ecoturismo no Brasil.

O que é ecoturismo e como praticar

Diferente do que muitas pessoas acreditam, o ecoturismo não é apenas viajar para lugares com natureza. Ele inclui a articulação de agências, hospedagens, empresas, órgãos públicos, população e viajantes para a preservação daquele destino. Logo, é um trabalho conjunto para preservarmos a mata, praias, rios, animais e comunidades que estão ao redor das regiões visitadas.

Desta forma, um dos itens mais importantes ao se praticar o ecoturismo, é certificar se você está contratando uma agência consciente e responsável. Ela poderá garantir que todas as atrações estão realizando os cuidados necessários na região.

Os 4 melhores destinos de ecoturismo no Brasil

Serra da Canastra – MG

Essa grande região é banhada de águas doces, com várias cachoeiras e o importante Rio São Francisco. Além das lindas paisagens, a Serra da Canastra é ótimo para quem quer passeios culturais, como visitar o Museu Vale do Céu ou experimentar os tradicionais queijos da região que receberam o título de Patrimônio cultural e imaterial brasileiro, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A Serra da Canastra é, acima de tudo, um destino ideal para quem gosta de apreciar paisagens, comer uma tradicional comida mineira, e apreciar a diversa fauna e flora da região. 

Jalapão – TO

Ano após ano, o Jalapão, que fica em Tocantins, apresenta crescimento no número de visitantes. Este é, sem dúvidas, um dos principais atrativos de ecoturismo atualmente. O parque estadual possui uma mistura quase que inacreditável de praias de água doce, lagos com água cristalinas, dunas e cachoeiras. É impressionante a beleza da região.

Porém, o que ainda dificulta a presença de muitos turistas, é a facilidade de acesso. A rota geralmente se inicia em Palmas, e exige um deslocamento de 360 km de estrada, sendo que, 150 km é de asfalto e 110 km é de terra. Por isso, para visitar a região é importante contar com um apoio bem estruturado de transporte tanto para chegar, quando para se movimentar por lá.

Serra da Capivara – PI

Não basta ter paisagens deslumbrantes, é preciso ter história também. Este poderia ser facilmente o lema da Serra da Capivara. O local é fascinante tanto pelos seus registros arqueológicos, que revelam a existência de habitantes na região há mais de 50.000 mil anos, tanto quanto por seus parques e museus, que guardam o maior acervo de pinturas rupestres no mundo. 

Agora, não se engane, além dos parques arqueológicos a Serra da Capivara possui atrativos naturais igualmente impressionantes. Um dos exemplos é Delta do Parnaíba, onde é possível fazer um passeio de lancha até os igarapés, dunas e ilhas, e avistar caranguejos, macacos, iguanas e jacarés.

 

Belém e Ilha do Marajó – PA

Que tal visitar a Amazônia Oriental? Esse combo, Belém e Ilha do Marajó, te dará duas experiências tão diferentes e, simultaneamente, complementares. Belém é uma cidade que abriga uma grande acervo colonial português, e vemos isso expresso na arquitetura ainda conservada. Ainda assim, a grande influência amazônica é encontrada na alimentação e manifestações culturais.

Em Belém ou a pouco tempo de distância podemos também avistar animais diversos, e interagir com comunidades locais. Exemplos disso é o vilarejo Boa Vista do Acará e a Ilha do Marajó. Ambas são opções excelentes para curtir a natureza e imergir na cultura local, já que os dois aspectos caminham em harmonia nestes lugares.

 

Que este artigo te inspire a conhecer mais o Brasil, nossa história e natureza tão rica.

 

Conheça os nossos pacotes de viagem pelo Brasil. Entre em contato conosco, clicando aqui.

Conheça também a Easy Travel Shop, uma plataforma de experiências em todo o Brasil.