contato@turismodeexperiencia.com.br
contato@turismodeexperiencia.com.br

O que fazer em Andradas, os 5 melhores pontos turísticos

Andradas, localizado em Minas Gerais, é um destino muito conhecido por suas vinícolas, que te confesso, são realmente maravilhosas. Mas quero te mostrar mais sobre o que fazer em Andradas, os 5 melhores pontos turísticos que visitei na região, junto da amiga Mirian da @vide.vinho.e.cultura

O que fazer em Andradas, os 5 melhores pontos turísticos

Melhores vinícolas em Andradas

Sim, este roteiro terá mais do que vinícolas, contudo, não posso deixar de mencionar essas duas gigantes e tão distintas produtoras de vinho. Ainda mais pela rica história de Andradas, que teve suas primeiras videiras em 1892, e recebendo muitas famílias italianas.  Em 1954 tiveram a primeira Festa do Vinho, que acontece até os dias hoje. 

Se em seu auge Andradas teve 50 vinícolas, hoje ela possui apenas 7, porém, as que ficaram refinaram cada vez mais seus vinhos, chegando a receber inclusive premiações.

 

Casa Geraldo

Desde 1969 produzindo vinhos, de geração em geração, foram aperfeiçoando sua produção. Hoje a Casa Geraldo possui então rótulos premiados, como o Premiado com Medalha de Ouro no 10º Concurso Mundial de Bruxelas – 2013 e o Internacional de Vinhos do Brasil – 2010 Medalha de Prata

A vinícola tem uma grande estrutura. Suas parreiras são divididas entre uvas europeias e as americanas, mais usadas para o vinho de mesa. Dessa forma, o tour guiado leva cerca de uma hora, onde conhecemos a produção, provamos quase todos os rótulos, e já aviso, ficamos bem “altinhos” com essa história toda, por isso, não vá dirigindo! 

Na Casa Geraldo você também pode encontrar restaurante, bar vip, bem como passar na loja e levar os produtos para casa.

Fonte: acervo pessoal

Stella Valentino

A Stella Valentino é bem diferente de minha primeira indicação que dei, por isso, digo que vale muito a pena passar nas duas vinícolas. Ali você encontrará uma estrutura de visitação menor, porém, é um lugar centenário que mantêm as raízes de família italiana e torna tudo muito especial.

Quem nos recebeu foi o próprio Sr. Procópio, o fundador da Stella Valentino, uma pessoa muito simpática, solicita e profundo entendedor de vinho. Seu irmão, um biólogo, é quem nos acompanha até as parreiras, e por fim, o Sr. Procópio nos leva para a degustação no casarão, acompanhada de petiscos para harmonização.

Hoje a produção conta com vinhos muito exclusivos, igualmente, as vendas são direcionadas apenas para lugares selecionados. É uma experiência muito bacana para quem quer entender mais sobre os vinhos.

Harmonização com o Sr. Procópio. Fonte: acervo pessoal

Confira: Enoturismo no Brasil, os melhores destinos, incluindo vinhos veganos. 

 

Andradas, um lugar ideal para produção de azeite 

Azeite Terras Altas

Eu nunca havia visto uma oliveira antes, e a experiência foi incrível. Atualmente Andradas está expandindo o cultivo do azeite devido ao seu clima e geografia, dessa forma, conhecer a Terras Altas foi uma ótima escolha.

O empreendimento é tocado por um casal, e tem uma estrutura pequena, logo, temos aquela sensação de estar em casa. Quando chegamos a colheita já havia sido feita, todavia, ainda tinham algumas azeitonas no pé. É um processo muito artesanal, o que faz do azeite um produto maravilhoso.

O azeite Terra Altas é totalmente diferente daqueles que compramos no mercado, ele é forte e tem o gosto das olivas acentuado. É um complemento perfeito para as uvas, no sentido de conhecermos o seu terroir. Por último, ali você encontra também uma pequena fábrica de cerveja artesanal e uma loja onde eles vendem seus produtos. Depois do passeio vale a pena parar ali e seguir para o Pico do Gavião.

Fonte: acervo pessoal

Pico do Gavião

Seja você uma pessoa aventureira, ou apenas uma apreciadora de paisagens e aventuras alheias, essa é uma parada imprescindível. A atração fica apenas a 1,7 km da Terras Altas através de uma estrada de terra.

O Pico do Gavião é um clube maravilhoso onde se pratica o voo livre, asa delta, paraglider e outros esportes de aventura. Por ser um ponto alto, ideal para alçar voo, possui uma paisagem que é espetacular. Como resultado dessa mistura você terá a vista 360º graus de toda a região. Definitivamente, este é lugar inspirador, vale cada minuto ali em cima.

Fonte: acervo pessoal

Café orgânico e sustentável 

Café Kaynã

Esse cafezal, que fica na metade do caminho entre Andradas e Espirito Santo do Pinhal, tem uma história inspiradora, acima de tudo mostra que não ser à toa que seu plantio é feito de uma forma tão bonita e responsável.

Hoje o empreendimento é tocado pelo Jefferson, porém, a família já plantava café e outros produtos de forma sustentável desde os anos 1929, com a compra de seu primeiro sítio em Pompéia/SP. Nesse ínterim, a vida foi fazendo seus movimentos, o sítio deixou de existir, e anos mais tarde Aldo e Marlene, pais de Jefferson, já aposentados, resolveram voltar a plantar.

Não darei mais spoilers dessa história para você poder descobrir por lá, porém, te conto que na visita Jefferson nos mostrou todo o plantio do café, premiado por suas ações de sustentabilidade. Aprendemos muito com ele. 

Finalmente, no Café Kaynã, visitamos também todo o processo da produção, tomamos café na casa deles, e conhecemos a casa de fubá, com um moinho centenário que foi reativado após estar parado há décadas. No local você pode adquirir o café, fubá e mel produzidos por eles.

Fonte: acervo pessoal

Enfim, essa foi uma viagem muito feliz, cada passeio mais legal que o outro. Em breve, disponibilizaremos mais detalhes de como fazer esse roteiro com a Turismo de Experiência.

Mande uma mensagem para nós para receber mais informações do roteiro para Andradas/MG. 

 

Conheça os nossos pacotes de viagem pelo Brasil. Entre em contato conosco, clicando aqui.

Conheça também a Easy Travel Shop, uma plataforma de experiências em todo o Brasil.