contato@turismodeexperiencia.com.br
contato@turismodeexperiencia.com.br

O que é ecoturismo e como identificar se uma agência é confiável

Cada vez mais viajantes buscam destinos com natureza, entendendo a importância dela para o equilíbrio ambiental, e para o nosso bem-estar. Porém, muitas agências vendem promessas falsas de passeios “ecológicos” buscando seduzir este público. Por isso, trazemos agora para você o que é ecoturismo e como identificar se uma agência é confiável.

O que é ecoturismo

O ecoturismo é uma modalidade de viagem que, além da imersão da natureza, busca fazer isso de uma forma responsável e sustentável, preservando o meio-ambiente, respeitando os povos tradicionais, protegendo os animais, e deixando o mínimo de impacto possível, ou quem sabe, até mesmo regenerando a área. À medida que as pessoas entendem a necessidade dos cuidados ambientais, cresce a demanda de pacotes de viagem para essa modalidade.

Contudo, estar na natureza não significa que você está automaticamente praticando ecoturismo. Como citado acima, é necessária uma série de cuidados. Ou seja, mesmo que pareça bacana, por exemplo, visitar uma aldeia indígena, se não for feito com o máximo de cuidado e respeito, o viajante pode estar mais prejudicando do que ajudando a comunidade. Vemos passeios que são vendidos como ecológicos, mas que por trás do pacote existe o abuso e degradação provocada por profissionais irresponsáveis ou desinformados sobre o que é sustentabilidade.

Para esses casos temos a expressão greenwashing, que é a prática de vender algo como sustentável, quando, na verdade, não é.  Por exemplo, no turismo, podemos ver casos como venda de passeios ditos ecológicos, mas que contam com o uso de animais criados em cativeiro, a aproximação inadequada com animais selvagens, a visita em aldeias de forma desrespeitosa, e até mesmo empresas que tem em paralelo negócios ilícitos, como o tráfico de mulheres.

São tantos fatores, que antes de contratar uma experiência, o viajante precisa entender quais são as condutas éticas, morais e ambientais ecologicamente corretas, para assim selecionar a agência mais confiável para intermediar o seu passeio. Portanto, além de entender o que é ecoturismo, saiba como identificar se uma agência é confiável.

Fonte: Pixabay

Como identificar se uma agência é confiável

Credenciais – Confira se há o registro nos órgãos de turismo responsáveis, como no Cadastur ou Abeta.

Feedback de clientes – busque nos canais oficiais e também em outros alternativos, como o ReclameAqui, a reputação da empresa.

Comunicação e serviços – fique de olho no atendimento, comunicação e serviços oferecidos pela empresa. Se ela for realmente ecológica, provavelmente no pacote trará orientações e suporte para uma viagem responsável.

Pesquise as atrações – busque sobre as atrações antes de fechar o pacote, verifique se não há denúncias sobre as condições do lugar que você quer visitar.

Atendimento – tire todas as dúvidas durante o atendimento, especialmente sobre as medidas de responsabilidade que a agência tem no destino. Se ela realmente incentivar o ecoturismo ficará feliz de ver um viajante interessado. 

Fonte: Pixabay

Seja um viajante responsável

Ser um viajante responsável faz parte da prática do ecoturismo, uma modalidade que depende de um trabalho coletivo entre destino, agência e visitantes. Informa-se e cuide dos impactos das suas ações nas viagens, desde a produção de lixo, retirada de materiais naturais, e interação com o habitat. Para isso existem portais voltados especialmente para dicas de como ser um viajante responsável.

Acompanhe a nossa página no Instagram para acompanhar as novidades sobre turismo de experiência.


Conheça os nossos pacotes de viagem pelo Brasil. Entre em contato conosco, clicando aqui.

Conheça também a Easy Travel Shop, uma plataforma de experiências em todo o Brasil.