contato@turismodeexperiencia.com.br
contato@turismodeexperiencia.com.br

O que é e como praticar birdwatching

Birdwatching é uma palavra em inglês que significa Observação de Pássaros. Essa é uma modalidade de turismo que está em crescimento no Brasil, especialmente pelos amantes da natureza e de belas fotos. Entenda o que é e como praticar o birdwatching

 

O que é o birdwatching

Estimasse que a história do birdwatching começou a ser registrada no século XIX na Inglaterra. Porém, um dos pioneiros dessa arte foi Gilbert White, naturista antecessor de Darwin que começou a registrar em 1789, século XVIII, o comportamento dos animais ainda vivos, em uma época em que os estudos eram feitos principalmente em criaturas já mortas.

No início a observação de pássaros era feita para alimentar especialmente a curiosidade pelas espécies e também aumentar a coleção de ovos e aves dos amantes da prática, o que acabou gerando um problema ambiental como a quase extinção de algumas espécies. Sendo que, apenas a partir do século XX começaram expedições mais contemplativas e ecológicas, que visam a preservação das espécies.

 

Hoje a prática é um nicho em crescimento no ecoturismo e chama atenção dos amantes da observação com o binóculo e/ou daqueles que preferem contemplar o animal por trás de uma foto perfeita tirada com sua câmera.

Fonte: Pixabay

Birdwatching no Brasil

No Seminário Isto É Mato Grosso, que aconteceu em 2019, Guto Carvalho, organizador do Encontro Brasileiro de Observação de Aves (AvistarBrasil), contou que desde 2011 essa modalidade cresce 12% ao ano no Brasil.

O país é um incrível lugar para essa prática, ele está em terceiro lugar no ranking dos países com mais espécies de aves no mundo. Os avistamentos podem ser feitos em lugar mais isolados como a Amazônia ou outras matas nativas, mas também em ambientes mais turísticos como Ilha Bela, Paraty e Mato Grosso.

Hoje no país já existem diversos roteiros, grupos e eventos voltados para os viajantes observadores de aves, como o Guia Birding Brasil, Avistar Brasil e Brasil das Aves.

Fonte: Pixabay

Confira nosso roteiro de birdwatching em Mato Grosso.

 

Porém, o birdwatching pode ser feito em várias partes do mundo. Um roteiro muito interessante é aproveitar as belezas de Costa Rica e avistar os pássaros dessa região.

 

Tipos de birdwatching

Há várias facetas no birdwatching, cada praticante acaba desenvolvendo a atividade conforme seu gosto. Veja qual se enquadra com você:

 

  • Urbano – aquele que prefere estar perto de casa e conhecer os pássaros na sua região. Essa é uma opção mais limitada em relação a quantidade de avistamento, mas você pode melhorar as suas oportunidades indo para um parque próximo.
  • Viajantes – os que gostam de unir sua paixão por pássaros e por viagem. Tem aquelas pessoas que gostam sempre de viajar para o mesmo lugar e conhecer mais e mais os pássaros da região, e têm aqueles que gostam de explorar novos lugares. A viagem pode ser feito com uma agência, sozinho ou em grupo. 
  • Generalistas – as pessoas que gostam de conhecer vários pássaros, por isso, é comum que atrelem suas observações com as viagens.
  • Especialistas – aqui é quem prefere se especializar e descobrir tudo sobre uma espécie ou um grupo específico, dessa forma consegue entender melhor sobre o comportamento da espécie.
  • Observadores – quem prefere fazer uso apenas do binóculo e observar os pássaros ao vivo.
  • Fotógrafos – essa é para os amantes de fotos incríveis. Geralmente andam bem equipados com lentes de longo alcance para conseguir captar as imagens. 

Fonte: Pixabay

Como praticar o birdwatching

Para quem é iniciante, existem algumas dicas que são importantes seguir, dessa forma, além de ser um passeio seguro para você e para os animais, conseguirá aproveitar o máximo dessa aventura.

 

Vá com alguém que tenha experiência

Nada melhor do que aprender na prática e com alguém que tenha experiência para te ensinar. Estando na natureza e durante a observação você aprenderá truques para conseguir ter um excelente birwatching.

 

Pesquise sobre os pássaros antes de se aventurar

Saber quais pássaros você pode encontrar em seu destino pode tornar o passeio muito mais divertido e proveitoso. O seu olhar já estará treinado para quais espécies está buscando e também te ajudará caso encontre uma espécie rara. 

Outra dica muito legal é estudar o canto dos pássaros da região, assim ficará mais fácil de descobrir a sua localização.

 

Escolha bem suas roupas

A roupa para o birdwatching precisa ter algumas características: ser confortável, térmica e de preferência te proteger dos insetos e do sol. Mas, acima de tudo, ela precisa ser neutra, para que você camuflar-se na mata e não espantar os animais.

 

Leve repelente e bloqueador solar

Para o seu conforto e segurança é super importante se cuidar contra os insetos e o sol. A roupa é essencial para isso, mas repelente e bloqueador solar são uma ajuda extra. Dê preferência pelas versões naturais, assim não prejudica a sua saúde e nem polui a natureza. 

 

Atenção com a sua nutrição

Lembre-se de levar algo para comer e beber, mas que sejam naturais, como frutas e água. Dessa forma você pode se alimentar sem levar sujeira para a natureza, e sem arriscar em atrair animais indesejáveis que gostam de comidas que tenham um cheiro forte.

 

O horário é crucial

Os melhores horários para observação de pássaro é durante o período da manhã, logo cedo, ou no final da tarde. Se você for fora desses horários seu passeio pode ser uma frustração! Vale a pena se informar com os locais ou agência qual é o melhor horário de avistamento de pássaros no seu destino.

 

Quais equipamentos levar

  • Para uma boa observação de pássaros um binóculo é indispensável, dessa forma você pode avistar e estudar detalhes de longe. 
  • Use um caderno para fazer anotações e até desenhos se você gostar.
  • Um gravador é interessante para capturar o som dos pássaros.
  • Leve uma máquina fotográfica com uma lente de longo alcance.

Fonte: Pixabay

Boas condutas no birdwatching

Quando estamos adentro na natureza o nosso cuidado deve ser redobrado com a vida que existe ali! Veja algumas boas condutas sustentáveis que você pode praticar:

 

Já está pronto para fazer a sua observação de pássaros? Confira nossos roteiros de ecoturismo e veja qual é o ideal para você! 

 

Conheça os nossos pacotes de viagem pelo Brasil. Entre em contato conosco, clicando aqui.

Conheça também a Easy Travel Shop, uma plataforma de experiências em todo o Brasil.