contato@turismodeexperiencia.com.br
contato@turismodeexperiencia.com.br

Enoturismo no Brasil: os melhores destinos, incluindo vinhos veganos.

Muitas pessoas sonham em passear pelo interior da Itália, França ou Chile em busca dos melhores vinhos. Mas isso vem mudando cada vez mais, já que nas férteis terras brasileiras as vinícolas têm se destacado com variedade e qualidade. Confira agora o roteiro de Enoturismo no Brasil: os melhores destinos, incluindo vinhos veganos.

 

O que é enoturismo

Se você chegou neste artigo curioso sobre o que é o enoturismo, ou talvez esteja buscando viagens que incluem vinho e uma experiência gastronômica, deixa eu te apresentar o conceito. O enoturismo é o estilo de viagem que incluí visitas a vinhedos e degustação de vinhos. É um passeio ideal para os amantes da bebida, mas também, para quem quer conhecer a história do vinho, forma de produção, e aproveitar as lindas paisagens que cercam as plantações.

Existem variadas opções para essa experiência de viagem no Brasil. Você pode se hospedar em algum vinhedo, aproveitar uma experiência imersiva em uma vindima, fazer uma rota de vinhos onde conhecerá diferentes vinícolas, ou participar de festividades em cidades tradicionalmente produtoras de vinho.

Fonte: Pixabay

O que são vinhos veganos

Como prometido no título, quero deixar para vocês opções de vinhos veganos. Você pode pensar “Mas vinho não é feito da uva?”, sim, ele é, porém, algumas vinícolas usam no processo de produção ou conservação ingredientes de origem animal. Para saber se um vinho é vegano você pode verificar se há um selo no rótulo, ou ainda perguntar diretamente para o produtor. 

Para simplificar a sua vida, no roteiro a seguir eu já apontarei os destinos que oferecem essa opção. A pesquisa foi feita perguntando diretamente para cada vinícola indicada se usavam ingredientes animais ou não.

 

Enoturismo no Brasil, os melhores destinos:

Serra da Mantiqueira – SP e MG

Essa região, que é tão conhecida pelo turismo de inverno, vem expandindo cada vez mais o seu leque de vinícolas. Na Serra da Mantiqueira você pode encontrar inúmeras opções, como a tradicional Casa Geraldo ou a centenária Stella Valentino em Andradas, a premiada Guaspari em Espírito Santo do Pinhal, e ainda diversificar com a Rota dos Vinhos da Mantiqueira em Campos de Jordão e São Bento de Sapucaí. 

Fonte: site da Guaspari

Vale dos Vinhedos – RS

A indicação geográfica do Vale dos Vinhedos confirma a boa procedência dos seus vinhos. Não por acaso grandes vinicultores estão na região. Ali você pode participar da vindima, colheita e preparo das uvas, na famosa Miolo, ou aproveitar o grande complexo da Casa Valduga que, além da visita, possui estrutura de restaurante e hospedagem.

Fonte: site da Casa Valduga

Vale São Francisco – BA

Apesar do tempo quente e seco, produtores nordestinos vêm usando a tecnologia a seu favor para fazer vinhos de excelente qualidade. No Vale São Francisco você encontrará produtoras como a Rio Sol, que para mais de oferecer a visita tradicional, também disponibiliza uma rota que inclui passeio de catamarã, e a Terranova, uma filial da Miolo, que possuem vinhos e espumantes, como eles dizem, “alegres e joviais”.

Fonte: Facebook da Riosol

Das vinícolas citadas as que possuem vinhos veganos são:

Miolo – Vale dos Vinhedos

Casa Valduga – Vale dos Vinhedos

 

Gostou das dicas sobre Enoturismo no Brasil: os melhores destinos, incluindo vinhos veganos? Então confira outras matérias em nosso blog.


Conheça os nossos pacotes de viagem pelo Brasil. Entre em contato conosco, clicando aqui.

Conheça também a Easy Travel Shop, uma plataforma de experiências em todo o Brasil.