contato@turismodeexperiencia.com.br
contato@turismodeexperiencia.com.br

Cicloturismo para iniciantes: dicas para quem está começando.

O cicloturismo é uma maneira divertida, saudável e sustentável de viajar. Quer viajar pedalando, mas têm dúvidas sobre a prática? Então vamos te ajudar! Conheça mais sobre o Cicloturismo para iniciantes, dicas para quem está começando.

Para nos ajudar, conto com as dicas da Meri Diana Strauss Foesch, engenheira florestal, atleta e guia de turismo especializada em cicloturismo e interpretação ambiental. 

 

Cicloturismo para iniciantes: dicas para quem está começando

Antes de tudo, para você iniciar a sua prática, é ideal que vá com calma e aproveite o passeio. Você sabia que o cicloturismo não precisa ser aplicado somente em cicloviagens? Ele pode acontecer em passeios curtos na cidade, ou seja, visitando os pontos turísticos que há perto da sua casa.

 

cicloturismo para iniciantes
Minha bicicleta de passeio. Comecei pedalando pelo Centro de Paraty, e acabei fazendo 22 km até uma praia próxima.

 

Meri Diana conta-nos que sua jornada começou ao visitar os amigos no interior. Nessa época ela pedalava cerca de 50 km até cidades vizinhas. Ainda assim, Meri Diana realça que podemos iniciar com distâncias menores:

“Você pode começar pedalando pelo menos três vezes na semana. Comece localmente, visitando as ruas da sua cidade, praças e parques. Converse com as pessoas locais sobre como se deslocar de bicicleta por ali.”

Ela ainda traz uma boa notícia. Qualquer pessoa que possa subir em uma bicicleta, mesmo que hoje esteja sedentário, pode praticar o cicloturismo. Então, se você não pratica nenhuma atividade física, antes de pegar a estrada, que tal conhecer os pontos turísticos da sua região? Comece com distâncias curtas, e gradualmente aumente o nível de dificuldade e distância da pedalada.

 

É seguro praticar o cicloturismo?

Confesso que eu pratiquei poucas vezes o cicloturismo, mas já estive muitas vezes na estrada, e o que posso dizer é, conforme vou viajando, percebo haver muitas pessoas legais neste mundo. Contudo, a falta de segurança ao viajar de bicicleta não é apenas relacionada ao risco de alguma violência, ela envolve também os cuidados com equipamentos de segurança, atenção na estrada e boa nutrição.

 

cicloturismo para iniciantes atleta de cicloturismo
Meri Diana pedalando na Serra dos Tapes – RS

 

Meri Diana compartilha que as pessoas tendem a ser muito solícitas com os ciclistas, e que você sempre encontrará ajuda na estrada, mas é importante planejar a sua rota antes de sair:

  • Calcule quanto irá pedalar por dia.
  • Trace as paradas para descanso, água e comida.
  • Deixe identificação em sua mochila com: nome, telefone de emergência, tipo sanguíneo e se há alguma alergia em caso de acidente.
  • Verifique os equipamentos de segurança, como lanterna da bike, roupa refletiva, capacete adequado e óculos para proteger os olhos da poeira.

 

Pacotes de viagem para cicloturismo

Por fim, uma ótima forma de praticar cicloturismo, tanto para os iniciantes quanto para os veteranos, é contando com uma agência confiável para te apoiar. As vantagens podem variar dependendo do pacote que você escolher.

Veja as vantagens de escolher uma agência confiável para praticar cicloturismo:

  • Rota traçada com cuidado e segurança.
  • Alimentação incluída.
  • Hospedagem dependendo do tempo da cicloviagem.
  • Equipe de apoio em todo o trajeto, que pode carregar seus equipamentos caso haja algum imprevisto.
  • Conforme o pacote escolhido, pode estar incluso bicicletas profissionais.

 

Comece escolhendo roteiros próximos, mais curtos e simples. Acima de tudo, isso te dará a confiança e experiência necessária para se aventurar em novos percursos. Na Turismo de Experiência temos pacotes de cicloturismo, no Brasil e no exterior, que te ajudarão a escolher o seu roteiro ideal.

Boa pedalada 🙂

 

Conheça os nossos pacotes de viagem pelo Brasil. Entre em contato conosco, clicando aqui.

Conheça também a Easy Travel Shop, uma plataforma de experiências em todo o Brasil.