contato@turismodeexperiencia.com.br
contato@turismodeexperiencia.com.br

Cicloturismo: como se preparar para viagens de bicicleta

Viajar de bike é uma ótima alternativa para quem curte muita liberdade ao passear por outras cidades. Não importa se você estiver pedalando sozinho ou acompanhado, o cicloturismo permite paradas quando e onde você desejar. Mas como se preparar para viagens de bicicleta?

Nesse tipo de aventura você conhecerá os mais belos destinos admirando suas paisagens no seu ritmo. Além de passar por rios, cachoeiras e outras belezas naturais, é possível observar a flora e fauna local, assim como os costumes de cada comunidade. Tudo isso sem precisar gastar com combustível e passagens de um local a outro.

Para te ajudar a vivenciar as melhores experiências viajando de bike, seja no Brasil ou pelo mundo, vamos te mostrar algumas dicas. Veja abaixo:

Confira a distância

Um dos primeiros passos para se preparar para viagens de bicicleta é checar a distância entre um destino e outro. Isso vai influenciar vários fatores do percurso, como a quantidade de paradas e de coisas que você deve levar. O tempo para percorrer cada caminho também é afetado pela distância.

Além disso, aproveite para verificar a situação dos caminhos e possíveis elevações no trajeto. Assim, você pode optar pela melhor forma de viajar.

Treine antes de fazer cicloturismo

Se você não costuma se exercitar e não usa a bike há anos, a chance de ter muita dificuldade viajando de bicicleta é grande. Por isso, é essencial treinar bastante antes de pegar a estrada, afinal, o preparo físico fará a diferença na sua resistência.

Aulas de spinning em academias já são um bom começo caso a cidade onde você mora não seja propícia para praticar.

Garanta a sua proteção

Uma dica importante para se preparar para viagens de bicicleta diz respeito à sua proteção no destino da viagem. Conhecer a cultura local e os índices de segurança e de acidentes de trânsito ajudarão a saber como agir lá. E entender as leis de trânsito básicas de cada lugar também é uma grande vantagem.

Antes de viajar, vá atrás de todos os equipamentos necessários para assegurar a sua segurança ao fazer cicloturismo. Por exemplo, compre capacetes adequados, luvas que protegem as mãos do sol e leve óculos de sol. Lanterna e colete sinalizador são outros itens que podem ser muito úteis durante a viagem.

Antes de partir, faça a manutenção da sua bike, para verificar se ela realmente está em condições de ser o seu meio de transporte por várias cidades.

Verifique a melhor maneira de transporte sua bike

Antes de ir até o primeiro destino, pesquise as normas de companhias aéreas ou de ônibus para o transporte de bicicletas. Também veja se é possível levar a bike em táxis ou outras formas de transporte até aeroportos e rodoviárias. Bicicletas desmontáveis facilitam bastante essa locomoção.

Cuide da hidratação e da alimentação

Água não pode faltar durante todo o trajeto. Quanto mais hidrato você estiver, melhor será a sua condição física. Evite comer pratos muito pesados ou em locais de qualidade duvidosa. No caso de trechos mais longos, coma frequentemente para garantir sua energia.

Ficou mais animado para fazer bike expedition? Então, fale conosco para fechar pacotes de cicloturismo.